Segundo dia em Bruxelas e primeiro da MiniDebCamp

Quinta-feira - 30/01/2020

Veja o texto anterior: Primeiro dia em Bruxelas.

O hostel que estou foi o mais barato que encontrei no booking.com. A diária já contando com o imposto ficou por € 25,24 incluindo café da manhã. O que chamou a minha atenção é que todos os comentários são bastante positivos sobre o café da manhã. Então no meu segundo dia tive a oportunidade de comprovar que os comentários estavam certos, realmente é muito bom. Outros hostels mais caros não tem café da manhã como parte da diária.

Uma coisa boa é que consegui dormir bem a primeira noite aqui. Acordei umas duas vezes durante a madrugada, mas voltei a dormir logo. Eu estava preocupado porque quando estive em Hamburgo ano passado para participar da MiniDebCamp não havia conseguido dormir bem na primeira noite e passei o resto do evento meio quebrado.

Após o café saí para a MiniDebCamp que está acontecendo no Hackerspace Brussels (HSBXL). O pessoal de lá cedeu o espaço para a comunidade Debian usar de quarta até sexta. Fui para o terminal de ônibus chamado “Gare du Midi” para pegar o ônibus da linha 78. Após dar algumas voltas procurando o terminal e passar por dois restaurantes brasileiros, consegui achá-lo. O HSBXL é relativamente perto, desci já no 4o ponto após o terminal. O hackerspace fica no terceiro andar de um prédio grande que aparentamente está passando por um reforma. Cheguei no local pouco depois das 10h e vi alguns DDs que eu já conhecia, me acomodei em uma das mesas e liguei o notebook para ler meus emails, escrever os textos para o blog, e esperar o pessoal do time de vídeo para conversar e tirar algumas dúvidas que eu tinha sobre o setup do computador que faz a transmissão das palestras.

Bruxelas

No prédio tem um bar/restaurante que serve almoço, e as opções eram sanduíches ou massas, então resolvi sair para andar pela região para procurar outras coisas. O HSBXL na verdade fica em Anderlecht, uma comuna ao lado de Bruxelas. Eu já havia visto que próximo tem dois mercados das redes que eu comprei coisas no ano passado: Lidl e Aldi. Pelo que entendi, essas redes tem produtos mais baratos do que os supermercados grandes. Passei nos dois pra dar uma olhada e continuei caminhando.

Eu também havia visto que há 3 km do HSBXL existe uma estátua do Jean-Claude Van Damme, que para quem não sabe, nasceu na Bélgica. Para quem como eu cresceu assistindo os filmes do Van Damme nos anos 80 e 90, ele foi um representante máximo de filmes de ação com lutas. Então havia planejado ir fazer umas fotos ao lado da estátua. No caminho parei para almoçar em um restaurante de comida turca, o que é bastante comum por aqui. Ano passado havia descoberto que existe uma grande comunidade de imigrantes turcos em Bruxelas. Era o tipo de almoço que eu queria, com mais “sustança”, com arroz, salada e frango, e custou € 9,50 o prato. Após o almoço continuei minha peregrinação para a estátua do ídolo. Após uns 20 minutos cheguei lá e fiz as fotos. Algumas pessoas ficaram olhando estranhamente para mim :-)

No caminho de volta para o hackespace, parei novamente no Aldi e comprei cafés gelados (€ 0,40 cada) e algns croissants (€ 0,59 cada) pra lanchar. A marca desse café que mais gostei no ano passado e que comprei novamente agora foi a “Moreno” e acho que só vende no Aldi porque não achei em outros mercados. É bem doce, tem nos sabores Latte Macchiato, Latte Cappucino e Café Espresso e na verdade é uma bebida para o verão, ou seja, é ruim mas é bom. A marca que comprei no no primeiro dia Carrefour é…

Chegando de volta no HSBXL, fui tirar minhas dúvidas sobre o computador da transmissão com o Nicolas e ele me disse que eu podia fazer uma instalação do zero no computador que ele trouxe de Paris e que é usado para as transmissões nas MiniDebConfs na Europa. Eu já havia visto esse computador em Hamburgo e achei legal a oportunidade. A instalação e configuração levou o restante do dia e deu pra ver que não é algo simples pra deixar funcionando já com a câmera conectada. Como o Niculas teve que fazer vários ajustes, vou refazer tudo novamente hoje.

A noite pedimos pizza e deu € 6,00 pra cada pessoa, comprei uma cerveja Duvel que é vendida no HSBXL por € 3,50. Existe uma geladeira com várias bebidas, você pega o que quiser, passa no leitor de código de barras e deixa o pagamento na caixinha, tudo self-service.

Fui embora as 22h, peguei o ônibus de volta pro terminal, caminhei até o hostel mas agora pelas ruas certas. Quando cheguei o Marcos veio conversar comigo sobre o dia dele. Me falou que pegou o metrô errado para ir para a competição de Magic, mas que depois conseguiu chegar lá. E na volta fez o caminho certo. Tomei um banho e fui dormir cansado das aventuras do segundo dia :-)