Curadoria de Software Livre na CPBR10
Curadoria de Software Livre na #CPBR10
Como algumas pessoas andaram me perguntando sobre as atividades de Software Livre na Campus Party Brasil 2017 deste ano, acredito que vale um esclarecimento público: Para a Campus Party Brasil deste ano (CPBR10) houve uma mudança na estrutura dos palcos e por isso não haverá um palco exclusivo de Software Livre. Em anos anteriores, havia um palco para “Software Livre”, outro palco para “Desenvolvimento” e outro palco para “Segurança/Redes”.
Na CPBR10 teremos um palco com o nome de “Inovação” para as atividades dessas três áreas citadas anteriormente. Haverá também uma área de Workshops também com o nome de “Inovação” para essas mesmas três áreas. Então serão dois espaços: um palco e um espaço de workshops.
Consequentemente houve uma redução no número de slots disponíveis e por isso coube a mim como curador indicar 5 atividades entre palestras e workhops para preencher os slots de Software Livre.
A organização da CPBR10 criou uma ação chamada “Vire um Curador” onde qualquer pessoa podia enviar sua proposta de palestra/workshop diretamente para eles sem precisar passar pelos curadores, e que depois participaram de uma votação pública no site campuse.ro. As 50 propostas mais votadas foram aprovadas para entrar na grade de atividades, e entre elas existem algumas relacionadas a Software Livre. Pessoalmente eu acho muita boa essa ação e um avanço importante na organização da programação do evento, pois permite que qualquer pessoa possa participar sem a intervenção dos curadores.
Só para lembrar que este formato de um palco para as três áreas (Software Livre, Desenvolvimento, Segurança/Redes) já era usado na Campus Party Recife desde 2012.
Estou publicando no blog do SLCampusParty as atividades de software livre já confirmadas na programação oficial:
http://softwarelivre.org/slcampusparty/blog/palestras-e-workshops-de-software-livre-na-cpbr10
Ah, já ia esquecendo: este ano teremos uma palestrante internacional de Software Livre: Karen Sandler - Diretora Executiva da Software Freedom Conservancy. A Karen será um dos destaques no Palco Principal.