Quarto dia em Bruxelas e primeiro do FOSDEM

Veja o texto anterior: Terceiro dia em Bruxelas e segundo da MiniDebCamp.

Finalmente chegou o dia do FOSDEM! Eu havia programado para acordar às 7:30 mas devido a noite, digamos um pouco difícil por causa das cervejas que tomei na noite anterior, acordei às 8h. Enquanto esperava o trem (tipo um VLT chamado de “train” aqui) para o evento ouvi uns brasileiros conversando com português, aparentemente eram funcionários da RedHat. O trem saiu lotado e quase todo mundo desceu no ponto da ULB - Universidade Livre de Bruxelas onde acontece o FOSDEM.

Quando cheguei na ULB às 9:30 já fui para o stand do Debian deixar as camisetas e adesivos que eu trouxe e dar uma ajuda ao pessoal. Além desses produtos, o DDs da França trouxeram outros modelos de camisetas e adesivos, bonés, pendrives, moletons, lápis, um tipo de proteção para o pescoço pro frio, e o Jonathan trouxe da Africa do Sul um adesivo grande com a espiral. E o pessoal fica louco para comprar os produtos com a marca do Debian. Tanto que no final da tarde as minhas camisetas já tinham acabado.

Foto do Joost van Baal-Ilić

Foto da Anisa Kuci:

Como eu havia me inscrito como voluntário para operar a câmera que filma a palestra no auditório principal, fiquei das 11h às 13h fazendo essa tarefa. Eu já havia feito isso no ano passado e achei legal fazer novamente esse ano. É uma forma de contribuir para o evento e você ainda ganha uma camiseta e um vale no valor de € 15,00 para comer em um dos food-trucks que ficam dentro da Universidade. Antes de ir para o auditório, passei no balcão de atendimento e peguei minha camisa laranja de voluntário, pela que só tinha XL e ficou gigante. No auditório fiquei operando a câmera enquanto outro voluntário cuidavo do som e da operação geral de filmagem. Antes de final do meu horário outro voluntário passou lá e deixou o vale pra comer.

Bruxelas

Quando saí do auditório fui comer e pedi 2 sanduíches: um de hamburguer e outro de porco desfiado. Os sanduíches eram meio sem graça pra dizer a verdade, o de hamburguer era só o pão, carne, umas folhinhas de alface e uma rodela de tomate, nem queijo tinha. Os dois custaram € 14,00 no total e os food-trucks só podem vender comidas, não vendem bebidas nenhuma, nem água. Só como curiosidade, uma lata de coca-cola na máquina de vendas na Universidade custa € 0,70, foi o lugar mais barato que já em toda viagem.

Quem quiser assistir as palestras que filmei no auditório Janson, elas são: “LibreOffice turns ten and what’s next” e “Over Twenty Years Of Automation”.

Depois de almoçar fiquei curtindo o evento. Andei pelos standes, peguei adesivos, conversei com algumas pessoas (estrangeiros e brasileiros). No stande do OpenSuse estavam dando cervejas, então eu, o Kanashiro e o Samuel aproveitamos :-)

Bruxelas

Quando o evento acabou, fui para o hostel deixar minha mochila porque às 20:30 estava marcado um jantar com algumas pessoas do Debian. Todos os anos alguns dias antes do FOSDEM um DD manda um e-mail pra lista perguntando quem quer participar do jantar no Chezleon, que é um restaurante famoso em Bruxelas e que muitos turistas vão lá. Dessa vez eu me inscrevi e fui. Fui o primeiro a chegar na frente do restaurante e a medida que o pessoal ia chegando, ia se apresentando porque a maioria se conhece apenas por email, então como o pessoal diz: “é bom dar uma cara a um nick”. Estávamos em 25 pessoas no total. O restaurante é especializado em frutos do mar, mas tem outras opções e os pratos em geral não são caros. Eu pedi carne de porco, que veio acompanhada de uma folhinha e batata frita (tudo vem acompanhando de batata frita aqui). Junto com uma cerveja, minha conta ficou em € 18,00 mas o pessoal da nossa mesa resolveu dividir a conta por igual e ficou € 25,00 pra cada um. Mal negócio pra mim.

Foi uma interação legal. Curiossamente o DD que organiza o jantar não é de Bruxelas, ele é italiano. Além dele, na minha mesa ainda tinham pessoas do EUA, da Índia, da Alemanha e da Inglaterra. Nas outras mesas tinham mais outras nacionalidades. Depois do jantar fomos comer waffles. Já era pouco mais de meia-noite, então decidi ir embora enquanto alguns seguiram pra Delirium. Eu estava cansado e tinha que caminhar sozinho uns 20 minutos até o hostel.

Cheguei no hostel tranquilamente e fui dormir. O segundo dia de FOSDEM prometia!