Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog Paulo S...
Tela cheia

Incentivo ao aumento de mulheres palestrantes no FISL17

10 de Março de 2016, 4:34 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 149 vezes

Publiquei o texto abaixo no Blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades no dia 08 de março de 2016 para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Ano passado fiz parte do grupo que organizou a programação do FISL16 - Fórum Internacional Software Livre e durante os trabalhos que antecederam o evento decidimos convidar várias mulheres para palestrarem.Em parceria com o grupo Mulheres na Tecnologia organizamos alguns painéis que contaram com a participação apenas de mulheres debatendo temas como "cenário tecnológico (o que nos espera? o que mais pode ser feito?)", "como contribuir com projetos de Software Livre", "mercado de trabalho de TI", "mulheres da TI e nas comunidades de Software Livre".

Para ver as mulheres que foram convidadas para o FISL16, você pode acessar as páginas de destaques e convidados(as). Além destas, várias outras mulheres palestraram porque foram bem votadas na avaliação pública e posteriormente confirmadas na programação. A Adriana até fez um post aqui no blog sobre a participação das mulheres nas atividades do FISL16. O resultado deste trabalho é que tivemos 25% de mulheres entre todos os palestrantes do evento, o que foi um recorde entre todas as edições do FISL!

Como hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher, gostaria de aproveitar esta data para incentivar que mais mulheres palestrem no FISL porque esta campanha não pode se limitar apenas ao ano passado. O incentivo por mais mulheres palestrantes precisa ser contínuo e com isso passar a mostrar o crescimento a cada ano. Ontem (07 de março) a organização do FISL17 abriu a chamada de trabalhos para que a comunidade envie propostas de palestras e oficinas que serão avaliadas pelo público e as melhores classificadas serão selecionadas para o evento. O FISL17 acontecerá de 13 a 16 de julho de 2016 no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre - RS.

Banner da chamada de trabalhos do FISL17

Então, convido as mulheres da comunidade de Software Livre para enviarem propostas de palestras e/ou oficinas para o FISL17. Independente do tema ser técnico ou teórico/filosófico/social, se a palestrante tem muita ou pouca experiência de falar em público, o importante é que todas aproveitem esta oportunidade para transmitirem seus conhecimentos no mais importante evento de Software Livre do país!

Também aproveito para solicitar as mulheres que palestraram em edições anteriores do FISL a incentivarem outras mulheres a palestrarem na próxima edição. Vocês que já palestraram podem servir de exemplo para as novatas e mostrar o quanto é legal e importante participar do FISL. E claro, as veteranas também devem enviar suas propostas porque queremos ver vocês novamente este ano lá no evento :-)

Mesa mercado de trabalho de TI no FISL16 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.